segunda-feira, 23 de março de 2009

Barak: uma sobrecarga de gafes, jogo para a platéia , mentiras e erros...



Hillary Clinton oferece 'botão de reinício' à Rússia

06/03/2009 - 16:41 - AFP

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, começou nesta sexta-feira, em Genebra, sua primeira reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, com um gesto de cortesia, oferecendo um "botão de reinício" (reset) para simbolizar a retomada das relações entre Rússia e Estados Unidos.

Ao chegar no salão do décimo-oitavo andar do hotel InterContinental de Genebra, onde alguns jornalistas esperavam, Clinton, que parecia bastante à vontade, se afastou com Lavrov.

"Tenho um presente para você, que simboliza o que o presidente (Barack) Obama, o vice-presidente (Joe) Biden e eu mesma falamos: queremos começar do zero e faremos isso juntos", disse.

Clinton, então, entregou a ele uma caixa quadrada com um laço, que Lavrov abriu com uma expressão de surpresa.

A caixa continha um suporte de plástico preto e amarelo, com um grande botão vermelho, onde se lia, em russo e inglês: "botão de reinício".

"Nos esforçamos muito para encontrar a palavra certa em russo. Conseguimos?", perguntou a secretária americana.

Ao que Lavrov começou a rir e respondeu: "vocês erraram".

Depois da sessão de fotos, com Clinton e Lavrov apertando juntos o botão, porta-vozes russos explicaram que a palavra deveria ser 'perezagruzka', mas está escrito 'peregruzka', que quer dizer "sobrecarga".

O ministro russo prometeu colocar o presente na mesa de seu escritório.

Nenhum comentário: