quinta-feira, 12 de março de 2009

Cara dura

Emergiu das sombras mais uma ratazana. O quadro começa a ficar bonito. Que gentalha podre !


Não é apenas a festa de aniversário de 50 anos do secretário de Finanças do PT nacional, o gaúcho Paulo Ferreira, que traz o ex-ministro José Dirceu ao Rio Grande do Sul a partir de hoje. O ex-deputado federal cassado por conta do escândalo do mensalão vai aproveitar a primeira passagem pelo Estado desde 2005, ano da cassação, para recuperar espaço no partido. Em parte da sigla, porém, a visita causa constrangimento.

Dirceu tem viajado pelo país para se encontrar com militantes e defender sua inocência. Nas conversas, ressalta que foi excluído pela Justiça Federal do processo por improbidade administrativa no caso do mensalão. A expectativa do ex-ministro é ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal e recuperar os direitos políticos, suspensos por oito anos.

— A cassação de Dirceu foi provocada pela disputa política e não por provas. Não há nada que determine o envolvimento dele no mensalão — diz o deputado federal Marco Maia, que ajudou a organizar o roteiro do ex-ministro pelo Estado.

O primeiro contato com militantes ocorrerá na festa de Ferreira. Amigo do tesoureiro do PT há mais de 20 anos, Dirceu vem a Porto Alegre para fortalecer a pré-candidatura de Ferreira a deputado federal. No Rio Grande do Sul, o ex-ministro também é próximo de Maia e da deputada federal Emília Fernandes.

Dirceu será um dos poucos escolhidos a discursar na comemoração hoje à noite no Sava Clube, na orla do Guaíba. Segundo Ferreira, o pronunciamento do ex-ministro tem importância política por ser o primeiro em solo gaúcho desde 2005. Também falam no evento o aniversariante, o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, o deputado estadual Adão Villaverde e um prefeito petista.

Os organizadores da festa esperavam ouvir o presidente estadual do PT, mas Olívio Dutra avisou que estará no Interior. Uma parcela do PT não está confortável com a presença de Dirceu. Além de Olívio, líderes como o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o deputado estadual Raul Pont são adversários do ex-ministro.

— Aniversário? Não estou sabendo. Não está na minha agenda — disse Pont ontem ao ser questionado sobre a comemoração.

Mesmo sem a presença de caciques, Ferreira promete uma festa animada, com show de Nei Lisboa e apresentação de escolas de samba. São esperados cerca de mil convidados. Cada um está encarregado de levar dois quilos de alimentos para doação. O tesoureiro do PT disse não estar preocupado com a recepção a Dirceu:

— Não é sempre que se faz 50 anos. Não estou preocupado com desafetos. Na política, isso é superável. E Dirceu tem mais amigos do que inimigos no Rio Grande do Sul.

No domingo, o ex-ministro passa por Canoas, onde tem encontro com militantes. O prefeito Jairo Jorge, afilhado de Tarso, confirmou a presença, mas está desconfortável com a reunião organizada por Marco Maia. Em seguida, a agenda prevê encontro com militantes em Bento Gonçalves.

O roteiro em Bento estaria sendo organizado pelo prefeito Roberto Lunelli (PT). Procurado por ZH ontem, o petista disse que desconhecia qualquer evento político no domingo e informou que estaria fora da cidade. Mais tarde, retificou a informação, afirmando que voltaria a Bento no mesmo dia para participar do encontro com o ex-ministro. Segundo Lunelli, Dirceu estará com a mulher e fará turismo no Vale dos Vinhedos. Na segunda-feira, Dirceu vai ao encontro de Olívio. Encerra a viagem com visita ao presidente da Assembleia.

Nenhum comentário: